sábado, 24 de outubro de 2009

***Renascimento***


O nome não poderia ser mais adequado, neste periodo que durou cerca de 200 anos, surgiu na Itália passando para a França, Inglaterra e outros países europeus a Educação Fisica volta com todo o gás... Renasce através de inúmeros movimentos intelectuais, estético e corporais...

Como o homem sempre teve interesse no seu próprio corpo, o período da Renascença fez explodir novamente a cultura física, as artes, a música, a ciência e a literatura. A beleza do corpo, considerada pecaminosa na Idade Média, é novamente explorada surgindo grandes artistas como:

Leonardo da Vinci (1452-1519): responsável pela criação utilizada até hoje das regras proporcionais do corpo humano e do clássico desenho "Homem Vitruviano" (imagem acima)- descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.

Michelângelo Buonarroti (1475 - 1564): criador de escultura de estátuas famosas como por exemploa de Davi, considerada tão perfeita que os músculos parecem ter movimentos.
François Rabelais (1483 - 1553): ficcionista a quem se atribuiu a frase “Deus fez a mulher como devia, com curvas onde convém, e cavidades onde necessário”, ao descrever as aventuras de Gargantua (1º livro da história dos gigantes Gargântua e Pantagruel) este cavalga, nada e se exercita fisicamente – assim a cultura física também reingressa na literatura de ficção.

Neste período inicia-se a dissecação de cadáveres humanos dando origem ao estudo da Anatomia Humana, foi neste periodo que Andrea Vesalius (1514-1564)
escreveu a obra clássica "De Humani Corporis Fábrica" considerado um dos mais influentes livros científicos de todos os tempos.

A volta de Educação Física escolar se deve também nesse período a Vitorio de Feltre (1378-1466) que em 1423 fundou a escola "La Casa Giocosa"(a casa alegre) onde propunha métodos ativos com a participação direta dos alunos. seu conteúdo programático incluía os exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário