quinta-feira, 15 de outubro de 2009

***Idade Média***


Neste periodo, que vai do século VI ao século XIV, praticamente todos os conceitos nascidos no Oriente Ocidental caem por terra e a educação fisica passa por uma fase decadente...

Isso se deve fundamentalmente ao espiritualismo imposto pela Igreja, que procurava prioritariamente a saúde (ou salvação) da alma, condenava o orgulho da vida terrena e menosprezava toda a atividade físico-desportiva.

Uma vez desaparecida a ginástica higiênica, o único vislumbre de atividade física intensa durante o período medieval, foi o treinamento para cavaleiro feudal, orientada para a guerras, torneios e justas (confrontos entre dois cavaleiros).Os treinamentos incluiam esgrima, equitação, tiro, luta, natação e outras habilidades físicas...

Neste periodo os Jogos Olimpicos não acontecem, uma vez que a igreja procuram extinguir toda e qualquer atividade que remeta aos costumes da Grecia antiga. Neste periodo o culto ao corpo é um verdadeiro pecado, porém, as atividades fisicas ganham diferentes significados para cada classe social, como:

Senhor feudal (a nobreza):Procura se preparar e preparar seus homens (os servos) para a guerra, e dominação de novas áreas.

Camponês: Viviam em relativa liberdade, eram escravos somente da terra, viviam para o plantio... Estes, criaram danças e jogos representando as estações do ano.

Vassalos: Estes ofereciam fidelidade e trabalho ao rei em troca de proteção, trabalho restritamente braçal que exigia força fisica.

Neste periodo surgem algumas manifestações artísticas, surgem as atividades circenses, um icone é o "Bobo da corte", que utilizava de truques com bolas, malabares, equilibrios para divertir o rei e a rainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário