sábado, 24 de outubro de 2009

***Idade Moderna***


A Revolução Industrial, revolucionou também a rotina da humanidade, logo o conceito de Educação Física também foi revolucionado.
Num periodo que compreende aproximadamente os anos entre 1453 e 1789 as classes sociais se tornaram muito mais evidentes, como, Patrões x Operários.
Um mundo em transformação, talvez esta seja uma das melhores definições... A hegemonia do cristianismo católico foi abalada com os movimentos reformistas e a economia deixou de ser uma prática envolvendo curtas distâncias graças as Grandes Navegações e o “descobrimento” da América...
Foi neste periodo que a expressão "Time is money" surgiu,rsrs. Então, se tempo é dinheiro, vamos aproveitá-lo...
As atividades físicas passaram a ser otimizadas, com a finalidade de desenvolver pessoas mais fortes e resistentes, assim como as máquinas operadas por estas pessoas, era viável que os movimentos e músculos utilizados no trabalho fossem desenvolvidos e estimulados, afim de otimizar o tempo.
Por outro lado, a partir do momento em que o homem tem uma jornada de trabalho estabelecida, o que ele ganha?! Tempo ocioso!!
Principalmente os donos das fábricas... assim, as atividades fisicas ganham também um caracter de lazer... Neste momento surgem diversas modalidades, inclusive atividades físicas direcionadas à mulheres, é isso mesmo, é neste momento que as mulheres passam a praticar atividades como ginástica, dança, entre outros, privilégio até então masculino.
Segundo Langlade e Langlade (1970), até 1800 as formas comuns de exercício físico eram os jogos populares, as danças folclóricas e regionais e o atletismo...
O exercício físico na Idade Moderna, passou a ser altamente valorizado como agente de educação. Vários estudiosos da época, entre eles inúmeros pedagogos, contribuíram para a evolução do conhecimento da Educação Física com a publicação de obras relacionadas à pedagogia, à fisiologia e à técnica. A partir daí surgiu um grande movimento de sistematização da Ginástica.

Falaremos então, sobre estes movimentos...

3 comentários: