A Revolução Industrial, revolucionou também a rotina da humanidade, logo o conceito de Educação Física também foi revolucionado.
Num periodo que compreende aproximadamente os anos entre 1453 e 1789 as classes sociais se tornaram muito mais evidentes, como, Patrões x Operários.
Um mundo em transformação, talvez esta seja uma das melhores definições... A hegemonia do cristianismo católico foi abalada com os movimentos reformistas e a economia deixou de ser uma prática envolvendo curtas distâncias graças as Grandes Navegações e o “descobrimento” da América...
Foi neste periodo que a expressão "Time is money" surgiu,rsrs. Então, se tempo é dinheiro, vamos aproveitá-lo...
As atividades físicas passaram a ser otimizadas, com a finalidade de desenvolver pessoas mais fortes e resistentes, assim como as máquinas operadas por estas pessoas, era viável que os movimentos e músculos utilizados no trabalho fossem desenvolvidos e estimulados, afim de otimizar o tempo.
Por outro lado, a partir do momento em que o homem tem uma jornada de trabalho estabelecida, o que ele ganha?! Tempo ocioso!!
Principalmente os donos das fábricas... assim, as atividades fisicas ganham também um caracter de lazer... Neste momento surgem diversas modalidades, inclusive atividades físicas direcionadas à mulheres, é isso mesmo, é neste momento que as mulheres passam a praticar atividades como ginástica, dança, entre outros, privilégio até então masculino.
Segundo Langlade e Langlade (1970), até 1800 as formas comuns de exercício físico eram os jogos populares, as danças folclóricas e regionais e o atletismo...
O exercício físico na Idade Moderna, passou a ser altamente valorizado como agente de educação. Vários estudiosos da época, entre eles inúmeros pedagogos, contribuíram para a evolução do conhecimento da Educação Física com a publicação de obras relacionadas à pedagogia, à fisiologia e à técnica. A partir daí surgiu um grande movimento de sistematização da Ginástica.
Falaremos então, sobre estes movimentos...
Num periodo que compreende aproximadamente os anos entre 1453 e 1789 as classes sociais se tornaram muito mais evidentes, como, Patrões x Operários.
Um mundo em transformação, talvez esta seja uma das melhores definições... A hegemonia do cristianismo católico foi abalada com os movimentos reformistas e a economia deixou de ser uma prática envolvendo curtas distâncias graças as Grandes Navegações e o “descobrimento” da América...
Foi neste periodo que a expressão "Time is money" surgiu,rsrs. Então, se tempo é dinheiro, vamos aproveitá-lo...
As atividades físicas passaram a ser otimizadas, com a finalidade de desenvolver pessoas mais fortes e resistentes, assim como as máquinas operadas por estas pessoas, era viável que os movimentos e músculos utilizados no trabalho fossem desenvolvidos e estimulados, afim de otimizar o tempo.
Por outro lado, a partir do momento em que o homem tem uma jornada de trabalho estabelecida, o que ele ganha?! Tempo ocioso!!
Principalmente os donos das fábricas... assim, as atividades fisicas ganham também um caracter de lazer... Neste momento surgem diversas modalidades, inclusive atividades físicas direcionadas à mulheres, é isso mesmo, é neste momento que as mulheres passam a praticar atividades como ginástica, dança, entre outros, privilégio até então masculino.
Segundo Langlade e Langlade (1970), até 1800 as formas comuns de exercício físico eram os jogos populares, as danças folclóricas e regionais e o atletismo...
O exercício físico na Idade Moderna, passou a ser altamente valorizado como agente de educação. Vários estudiosos da época, entre eles inúmeros pedagogos, contribuíram para a evolução do conhecimento da Educação Física com a publicação de obras relacionadas à pedagogia, à fisiologia e à técnica. A partir daí surgiu um grande movimento de sistematização da Ginástica.
Falaremos então, sobre estes movimentos...
sinceramente não entendi nada!!!
ResponderExcluiré muito inconclusivo...
Que texto maravilhoso! Adorei...
ResponderExcluirvocê confundiu idade moderna com idade contemporânea
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