sexta-feira, 6 de novembro de 2009

**História da Educação Física e Esporte no Brasil**


Eis aqui um resumo da história da educação fisica e esporte no Brasil, tentaremos entender como foi construido o olhar que temos para a Educação Fisica hoje...
A Educação Física escolar iniciou-se em 1851, graças reforma Couto Ferraz... olhem que curioso o link abaixo...
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/3_Imperio/artigo_004.html
Até a década de 60, os conteúdos de Educação Física eram repetições mecânicas de gestos e movimentos. "Era um trabalho do pescoço para baixo, que considerava apenas parâmetros físicos, desprezando aspectos afetivos, sociais e cognitivos", explica Osvaldo Luiz Ferraz, da USP.
Porém só em 1882 a Educação Física tornou-se obrigatória em escolas públicas.
Em 1920, foi incluida nos curriculos escolares, ainda como ginástica...
Já em 1930, a Constituição passa a obrigar a prática de atividades físicas junto a disciplinade Educação Moral e Cívica, então, aquilo que até então era restrito, passa a ase multiplicar. Porém, não era importante como as matérias eruditas e o trabalho intelectual, a Educação Física no Brasil sempre figurou nos currículos como disciplina menor, tratada à parte, com precário conteúdo próprio e constantemente ameaçada de extinção.
De 1930 - 1945: A Educação Fisica passa efetivamente a fazer parte da rotina dos estudantes e neste periodo também, é iniciado divisão no ambito medicinar.
De 1945-1968: O esporto passa a ser visto com um meio de formar as pessoas... surgem as definições: Exercicios de aquecimento, exercicios de flexibilidade, exercicios esportivos.
Os anos 70 foram marcados pela ditadura militar e a Educação física neste periodo, foi utilizada como propaganda do governo, onde todos os ramos e níveis de ensino são voltados aos esportes de alto rendimento.
De 1969 - 1979 graças a politização do esporte surge também no Brasil, o chamado modelo piramidal (na base temos a Ed.Fisica Escolar, logo acima, Atividades Físicas de Lazer e no topo, os esportes de alto rendimento), no qual a educação física escolar serve de celeiro de novos talentos a serem aperfeiçoados através de investimentos públicos e privados. A preocupação desse modelo é projetar a imagem do país no exterior, por meio do desempenho de seus atletas.
Nos anos 80 a Educação Física passa por uma crise existencial, a procura de propósitos voltados à sociedade

De 1980-1986: O Estado afim de iniciar uma transformação social, passa a apoiar pesquisas relacionadas à Educação Física, estimulando o pensamento critico,a consacientização social e a criatividade. Neste periodo também, as Atividades Físicas surgem como forma de lazer e esporte espetáculo.

Nos anos 90, há uma ascenção da Educação Fisica, o esporte passa a ser utilizado como meio de promoção da saúde e bem-estar,

Só em 1º de setembro de 1998 a profissão de educador fiísico é regulamentada através da Lei 9696...http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9696.htm

São diversas as concepções, os estudiosos e artigos a cerca deste assunto, a Educação Física não uma sessão paralela da vida humana, se é que há algo que caminhe paralelamente em nosas vidas... a história da Educação Física no Brasil, assim como no mundo, está intimamente relacionada a questões politicas e religiosas.

Esta entrevista feita com Lino Castellani Filho, é de grande valia, quando tentamos entender a evolução ou não, deste setor.





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